|
É TEMPO DE NATAL |
Está chegando o dia de Natal! As casas estão enfeitadas! A cidade está toda iluminada! As árvores e as luzes dão um colorido todo especial a mais um Natal que se aproxima.
Ao andarmos pelas ruas, ao entrarmos nos hipermercados e shoppings, podemos ouvir as músicas com motivos de Natal. Também é comum depararmos com pessoas caracterizadas de Papai Noel e, como o brasileiro é muito criativo (gosta de improvisar), até algumas “mamães” e “meninas” Noel podemos encontrar.
Pelas ruas da cidade e corredores de lojas, o corre e corre é geral. As lembranças e os presentes para as crianças, parentes, amigos, e porque não dizer; para os amigos secretos, ou melhor, para aqueles que participam desta brincadeira. O fato é que sempre dá muito trabalho na hora da escolha dos presentes, pois o difícil não é só saber o gosto das pessoas, mas também acertar os números em caso de peças de vestuários e calçados. Ainda tem os comes e bebes que costumam lotar os carrinhos de supermercados, cujos preços nesta época do ano, em alguns casos, quase dobram. A verdade é que nesta época, poucos se importam com os preços altos: sempre se faz um sacrifício, dá-se um jeitinho, somos brasileiros. Afinal é tempo de Natal!
Os inconvenientes e trabalhos que tudo isto causa são recompensados pela alegria e o sorriso no rosto das pessoas. Quem não fica feliz por ser lembrado nesta época? Por mais singelo que seja o presente, só a lembrança, já terá valido a pena.
Enfim terá chegado o dia tão esperado. O dia de Natal! Caso ninguém se lembre de você, não fique triste! Conforme-se. Afinal serão poucos (quase ninguém), os que se lembrarão do verdadeiro aniversariante.
Quem terá se lembrado que o dia vinte e cinco de Dezembro foi o dia escolhido para se comemorar o nascimento daquele que veio para SALVAR a humanidade? Alguns até se lembrarão, mas serão poucos os que conseguirão entender o verdadeiro sentido do Natal.
Papai Noel é apenas uma fantasia, readaptada, principalmente com objetivos comerciais. Sem contar todo o misticismo que existe por de trás da figura do “bom velhinho”.
As árvores, as luzes, os enfeites... Não podemos negar: são todos muito bonitos aos nossos olhos! Mas servem apenas para ajudar na decoração de casas, prédios, praças, ruas, lojas, e etc.
Infelizmente, é triste saber e constatar que para a maioria das pessoas, todas estas coisas trazem a lembrança apenas um fato: É época de Natal! É época de festas! É época de dar e receber presentes! É época de ser feliz, mesmo que esta felicidade se estenda, apenas até o dia primeiro de Janeiro do ano vindouro.
Não há como negar que nesta época as pessoas ficam mais sensíveis, susceptíveis ao perdão (o que não deixa de ser um fato positivo).
Está chegando mais um dia de Natal. Quando o relógio apontar o primeiro minuto do dia 25 de Dezembro, milhões de pessoas estarão se cumprimentando e dizendo: Feliz natal! Então será Natal, a data escolhida para se comemorar o nascimento em Belém, do menino que veio para nos salvar.
Enfim o dia de Natal terá chegado; ouviremos por todos os cantos da cidade as explosões dos fogos de artifícios iluminando o céu. O espetáculo, sem dúvidas, é muito bonito! Podemos ouvir na rua e por toda a vizinhança, os gritos semi-embriagados: “Feliz Natal”!
O que realmente era para se estar comemorando, é que há cerca de 2000 anos atrás, Jesus Cristo, o filho de Deus, nascera em uma manjedoura na cidade de Belém. Ele não só é o motivo principal do Natal, mas a única razão de sua existência.
Nesta época, muitos falam de espírito de Natal. O espírito de natal realmente existe: Ele é Aquele que o Senhor Jesus nos enviou após ressuscitar e ascender ao céu. Ele veio para dirigir a nossa vida, e nos dar o discernimento necessário para entender que, sem Jesus, não há Natal de verdade. O verdadeiro Espírito de Natal é Santo.
Neste Natal, não deixe que nada, venha tomar em seu coração o lugar que é de Jesus.
Hoje é Natal! Jesus não requer de nós que cantemos parabéns para Ele. O que Ele quer é apenas que nos lembremos que Ele é o principal personagem do Natal.
Lembre-se: Jesus Cristo é o verdadeiro aniversariante deste dia. E sabe o que Ele quer como presente? Um lugar em seu coração.
Como retribuição, Ele oferece a vida eterna.
Diácono José Adilson Valderramas.
|
|
|