|
A IMPORTÂNCIA DE REMIR O TEMPO |
A Bíblia diz que os crentes devem andar sabiamente, remindo o tempo, porque os dias são maus (Efésios 5:15). Remir o tempo significa otimizar e aproveitar ao máximo cada oportunidade de forma prudente. Remir o tempo é praticar a mordomia do tempo, e a mordomia do tempo é também a mordomia das oportunidades.
Sem dúvida viver remindo o tempo deve ser uma das maiores responsabilidade do cristão. O tempo é um presente precioso que Deus nos dá para sermos bons mordomos dele.
Infelizmente as pessoas estão acostumadas a viver como se o tempo fosse um recurso inesgotável. Mas essa é uma perigosa ilusão. Há um ditado que diz que o tempo é a moeda mais valiosa que existe. O tempo é aquele tesouro que uma vez perdido, jamais pode ser recuperado.
O tempo apresenta oportunidades que passam para nunca mais voltar. Um antigo provérbio diz que há três coisas que nunca mais voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Essas três coisas jamais voltam porque não podemos controlar o tempo a ponto de fazê-lo voltar ao momento que já se passou. Por isso devemos remir o tempo aqui e agora.
As pessoas vivem suas rotinas sem dar a devida importância à mordomia do tempo. Cada dia é só mais um dia, e os homens vão vivendo assim, sem perceberem os dias, as semanas, os meses e os anos. E então logo se vai uma vida inteira que passa quase que despercebida.
Algumas pessoas perguntam: Por que remir o tempo? Por que ser um bom mordomo do tempo? A resposta pode ser: Porque nunca mais haverá um dia como hoje! O livro de Jó fala sobre a brevidade da vida terrena dizendo que nossos dias na terra não passam de uma sombra (Jó 8:9; cf. Jó 14:1,2).
Nesse mesmo sentido, o salmista Davi diz algo que reflete muito bem a importância de remir o tempo: “Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias; para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; diante de Ti, o prazo da minha vida é nada” (Salmo 34:4,5).
Diante dessa verdade, o correto é que cada pessoa repita a sábia oração de Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12).
Tatiana Cristina Xavier - Depto. De Missões
Extraído de Estilo Adoração- Estudos bíblicos e devocionais.
|
|
|