|
SE NEGUE NÃO É A MESMA COISA QUE SE ANULE |
“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” Mt.16:24
Ao analisarmos esta colocação de Jesus no que diz respeito a negarmos a nós mesmo, sempre encontramos barreiras, pois nos parece difícil demais senão impossível negarmos nosso próprio eu e segui-Lo. Humanamente é mesmo, mas o que será que Jesus quis dizer com o negar a nós mesmo, será que não entendemos, e isto tem nos sido uma barreira para nossa entrega total?
Primeiramente vemos que Ele diz “Se alguém quer vir” esta pergunta está relacionada à nossa própria vontade, ao nosso querer, a nossa disposição em segui-Lo e também implica em obediência ao Seu chamado, e ir até Jesus, neste caso parece de fácil compreensão.
Nosso grande problema esta em “a si mesmo se negue”, aí está nossa grande barreira, entendemos então que devemos deixar tudo e segui-lo, nosso grande engano é que achamos que nossa vontade não conta e que esta deve ser anulada, mas creio que Jesus se refere aqui é sobre submissão á Ele e não anularmos nossa vontade, pois conta muito o nosso querer segui-Lo e nossa vontade deve estar submetida aos planos e propósitos de Deus.
Não é novidade pra ninguém que os propósitos de Deus para nós estão intimamente ligados ao seu grande amor por nós.
“... assim como nos escolheu, nele, antes, da fundação do mundo, para sermos santos irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,...” Ef.1:4-5
Portanto Deus deseja que em submissão entreguemos nossa vontade e desejos a Ele em confiança negando sim nosso ego, e desamor, e em humildade seguir o caminho que Ele nos tem proposto, o qual implica em amar a Deus em primeiro lugar e por conseqüência aos homens que necessitam da salvação de Jesus.
Muitas vezes pensamos que entendemos tudo, mas pequenos detalhes nos impedem de nos entregarmos totalmente a Deus e para Sua obra missionária, não deixemos de nos dedicarmos a Deus por medo ou na nossa ignorância acharmos que nossa vontade nos será tirada, pois Deus em sua palavra confirma:
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”.
“Tenho vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” Jo. 15: 10-11
Sem dúvida a alegria de nosso Senhor será a nossa quando ousarmos nos entregar a Ele sem medo ou barreiras, unicamente confiando no seu amor.
Edna Míriam Ladeia
Dpto. Missões
|
|
|