|
SEMPRE ALEGRES NO SENHOR |
“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” II Tessalonicenses 5: 16-18
Vamos entrar no mês das crianças e queremos contar uma história da palavra de Deus que nos ensina a sermos alegres no Senhor. O que você precisa para ser uma criança muito alegre? Para algumas crianças, a alegria é estar na moda; para outras, é ser popular na escola. Ou, quem sabe, ter todo brinquedo que puder comprar, um vídeo game com ultimo jogo, o melhor tênis, uma mochila mais legal da loja ou até mesmo o álbum da Copa 2022 no Catar. Mas, mesmo que você não tenha nenhuma destas coisas, ainda assim você pode ser muito alegre. Quer saber como? Então, acompanhe a nossa história.
Alegres em qualquer situação: Paulo e Silas deixaram seu exemplo – Atos 16:19-34
A Bíblia conta sobre dois homens que amavam muito a Jesus e viviam para levar a palavra dele para todas as pessoas: eles se chamavam Paulo e Silas.
Um dia, eles estavam numa cidade fazendo o que mais gostavam de fazer: ensinando a respeito de Jesus. Só que, nesta cidade havia muitas pessoas que não gostavam nem um pouco de ouvir falar nisso e ficaram incomodadas com Paulo e Silas. E, assim, alguns destes moradores arrumaram uma grande confusão, foram maltratados, rasgaram suas vestes, bateram neles e foram lançados no cárcere pelas autoridades locais, como se fossem os policiais que conhecemos hoje.
Estes moradores inventaram um monte de coisas falsas sobre Paulo e Silas, até mesmo que eles estavam ensinando para aquelas pessoas um estilo diferente de viver, mas a verdade é que eles só queriam mesmo falar de Jesus. Que coisa horrível aconteceu com eles! A prisão devia ser um lugar horrível, frio, escuro e além de tudo ainda tiveram os pés presos no tronco, não podendo se movimentar. E agora, o que será que eles fizeram? Hummm, você acha que eles ficaram reclamando ou chorando por causa disso? Eles até tinham todos os motivos para estarem tristes, mas eles escolheram fazer diferente.
E assim eles ficaram ali por algumas horas, até que decidiram começar a orar e cantar louvores a Deus, enquanto os outros presos escutavam. Paulo e Silas sabiam que a alegria deles vinha de Jesus, e não dependia do momento ruim que estavam passando. Agora, uma pergunta: você canta e ora quando está triste? Pois, veja só o que aconteceu enquanto Paulo e Silas faziam isso: por volta da meia-noite, eles estavam ainda orando e cantando louvores e, de repente…Sabe o que significa “de repente”? É algo que acontece sem você estar esperando, de surpresa.
Então, de repente, o chão tremeu tanto, que moveu as estruturas da cadeia. Todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos soltaram-se. Nisso, o carcereiro, que é a pessoa que cuida dos presos, acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido e ficou desesperado e com medo. Mas Paulo gritou: — Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Todos ficaram maravilhados com isso que tinha acontecido, porque as portas da cadeia abriram sozinhas! E não parou por aí.
Quando amanheceu, o carcereiro recebeu uma ordem para dar liberdade a Paulo e Silas e, assim, eles foram embora para continuar falando de Jesus, mas, agora, livres. Que dia maravilhoso foi este? Eles conquistaram a liberdade por meio das suas orações e da confiança que Deus não os deixaria sozinhos e tristes naquela cela. Foi um lindo exemplo para nós vermos que eles não se abateram com tudo aquilo, porque a alegria deles vinha do Espírito Santo! Se estamos alegres em qualquer situação, isso mostra que temos o fruto do Espírito Santo em nossa vida.
Vamos orar?
Jesus, eu sei que posso ter um coração alegre mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que eu gostaria. Eu quero aprender a viver a tua alegria todos os dias, e em todas as situações. Amém!
Cláudia C.V. Gonçalves
Departamento de Missões
|
|
|