 |
SER LUZ E ILUMINAR |
A expressão “Somos a luz do mundo” carrega um significado profundo, pois está associada ao ensinamento de Jesus. Ela nos lembra da nossa missão de ser uma fonte de esperança, amor, alegria e compaixão em um mundo cheio de trevas e dificuldades.
Quando falamos sobre a “missão de ser luz”, estamos nos referindo ao esforço de levar a luz de Jesus a lugares e pessoas que ainda não conhecem o amor de Deus e, por isso, vivem em situações de sofrimento e incerteza. A missão é uma ação de evangelização, mas também de serviço e cuidado. Ela vai além dos nossos próprios limites, pois quem nos capacita é o autor da nossa fé, a única e verdadeira luz do mundo: Jesus.
Ser a luz do mundo também é um chamado para viver com integridade, sendo exemplo de paciência, justiça e verdade, assim como Cristo é. Nossas atitudes, ações e palavras podem iluminar o caminho de outras pessoas, oferecendo orientação, apoio e amor. Cada pequeno gesto tem o poder de transformar realidades e mostrar a diferença de quem tem Jesus como razão de vida. Esses são os frutos do Espírito que todo cristão deve cultivar.
Em João 8:12, Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida.”
Jesus é a referência máxima da luz, pois Ele representa a verdade, a compaixão, a misericórdia e a salvação, sendo a própria essência do amor de Deus revelado à humanidade. Quando Jesus nos chama para sermos luz, Ele não está apenas pedindo que imitemos Suas ações externas, mas para refletirmos Sua essência. Ele nos convida a viver de acordo com os princípios do Seu ensinamento, levando essa luz a todos ao nosso redor.
Viver como luz é seguir o exemplo de Jesus: É viver com amor incondicional. Jesus nos ensinou a amar uns aos outros como Ele nos amou (João 13:34). Isso significa ir além de nossas próprias necessidades e estender amor para que todos conheçam, através da nossa vida, o amor de Jesus. Assim como o sol ilumina e aquece o mundo, a luz de Jesus deve brilhar em nossa vida, nos transformando e nos capacitando a refletir essa luz para os outros.
Em João 1:9, está escrito: “A saber, a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.”
Jesus é a fonte da verdadeira luz, o único capaz de dissipar as trevas da dúvida, do pecado e da solidão. Quando aceitamos a luz de Cristo em nossas vidas, Ele não só ilumina nosso interior, mas também nos torna canais dessa luz para aqueles ao nosso redor.
A comparação com o sol é muito adequada. O sol, por si só, é fonte de luz e de vida. Ele não pede permissão para brilhar, ele simplesmente faz isso porque essa é a sua natureza. Da mesma forma, a luz de Jesus em nossas vidas não é algo que se força ou cria por nós mesmos, mas algo que se manifesta naturalmente quando nos entregamos a Ele. A luz de Cristo não pode ser gerada por esforço humano, mas se reflete em nós quando permitimos que Ele trabalhe em nossa vida, nos transformando.
Em Provérbios 4:18, está escrito: “Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Que possamos permitir que a luz de Jesus brilhe em nós, iluminando o mundo ao nosso redor e trazendo esperança àqueles que ainda caminham nas trevas.
Luana Aparecida Andretta da Rocha
Depto. Missões – Missão Grupo ECCO
|
|
|