 |
UMA LIÇÃO DE FIDELIDADE |
Mais do que nunca, tenho refletido sobre as lições de vida que as crianças nos dão. Cada vez mais me supreendo com suas ideias, seus questionamentos, sua sensibilidade.
No entanto, para aprender, precisamos dar atenção a esses pequeninos, observá-los com interesse. Penso que deixamos de aprender muito com as crianças porque nos incomoda saber que alguém ainda tão jovem tenha lições para nos dar. Isso fere nosso orgulho. Devemos deixar esses impedimentos de lado e nos abrir para elas; enxergar nelas parceiras do ensinar/aprender.
O tempo pode passar, o lugar pode mudar, a criança pode crescer viver outras experiências, no entanto, os ensinamentos dos primeiros anos de vida ficam latentes no coração. Foi o que aconteceu com Moisés. O menino hebreu esteve os primeiros anos de sua vida com Joquebede e seu povo. Mais tarde foi levado ao palácio onde foi criado pela princesa. Moisés viveu coisas totalmente diferentes ali: cultura, costumes, hábitos, religião. Penso que enquanto vivia todas essas coisas, lembrava-se de sua mãe e das coisas que havia aprendido sobre Deus, mesmo que não as tenha revelado de imediato. No entanto, quando adulto, decidiu deixar de ser chamado filho da filha de Faraó (Hebreus 11:24), voltando-se para seu povo e os ensinamento da Palavra de Deus. Sabemos que Deus tinha um plano para o pequeno Moisés. Deus sabia que ele seria fiel desde cedo e manteve viva a grande e importante tarefa que tinha para ele: libertar o povo do Egito.
Quem poderia imaginar que Moisés deixaria todo o conforto e posição encontrados no palácio e seguiria as ordens de um Deus que conhecia na infância? Porém, ele fez isso. Moisés foi fiel ao Deus todo-poderoso e aos ensinamentos que sua mãe lhe deu nos primeiros anos de vida. Foi fiel ao chamado do Senhor. Certamente, essa fidelidade não apareceu de repente, mas foi construída quando ele era ainda bem pequeno.
Esses dias aconteceu algo bastante interessante comigo. Algo para me fazer refletir que, ainda hoje, crianças como Moisés nos ensinam sobre a fidelidade, ainda que em coisas bem simples.
Chegou à minha casa uma adolescente de 16 anos chamada Thalissa. Eu ministrei aulas para ela na igreja, quando ela era criança. Participamos juntas de acampamentos, EBF, e outras atividades. Ela mora em outra cidade há seis anos, mas sempre que visita minha cidade, passa por minha casa. Nesse dia, ela disse que trazia uma encomenda para mim. Mal pude acreditar quando ela me disse: “Tia, lembra que um dia você me disse que quando esta jaqueta (ela trazia uma jaqueta na mão) não servisse mais pra mim era pra eu te dar ? Pois é, aqui está ela, é sua!”( Para quem não me conhece, eu sou bem pequena, por isso a jaqueta que já não servia para ela há algum tempo, serviu perfeitamente em mim!)
Essa atitude me impactou! Eu nem lembrava mais disso, até porque devo ter falado por brincadeira, no entanto ela levou a sério! Guardou a jaqueta por seis anos e fez questão de me presentear. Se ela foi fiel a um pedido tão simples, com certeza tem sido fiel a Deus e aos ensinamentos de sua Palavra, que aprendeu na infância!
Aqui está mais uma prova de que as crianças estão sempre nos ensinando. Adultos, geralmente esquecem as coisas (Promessas, compromissos, versículos, etc) as crianças, porém, recordam-se muito bem delas.
Que lição! Que Fidelidade! Aprendamos com Moisés e Thalissa: sejamos fiéis a Deus, tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas. Sim! As crianças são fiéis!
Texto de :Shirlei Araújo Reis – missionária da APEC
Transcrito por Sonia Ladeia – Depto Missões
|
|
|