 |
CONVOCAÇÃO PEDAGÓGICA |
“Ensina a criança o caminho em que deve andar e quando for velho não se desviará dele” (Prov.22:6)
Se verdadeiramente quisermos que este versículo seja uma realidade presente na sociedade atual, sociedade esta que tanto investe em educação, psicopedagogia, direitos , etc.... cabe a nós, pais , mães, educadores; em obediência a Palavra de Deus, evangelizar e discipular os pequeninos, trazendo à tona valores que atualmente se encontram esquecidos, e que são pérolas preciosas para a humanidade.
Precisamos além de levá-los a Jesus, ensiná-los a crescer na intimidade e comunhão com Deus.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é muito mais do que levá-la a igreja domingo após domingo, é muito mais do que ensiná-la a ser religiosa, é muito mais que ensiná-la a orar na hora das refeições, é muito mais que proibí-la de assistir um desenho ou uma programação que não convém , é muito mais que ler a Bíblia só no dia em que dá tempo, é muito mais do que cursá-la em um colégio cristão, é muito mais que delegar aos professores da Escola Bíblica o que Deus nos delegou .
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é viver a vida de Cristo a cada momento de nossa vida, é exalar o bom perfume de Cristo em nossos lares, e por qualquer lugar que caminharmos , para que estes vejam Cristo e o seu amor através de cada um nós.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é levá-la a amar a Jesus de todo o coração e alma, é ensiná-la a ter comunhão íntima com Jesus , ensiná-la a ter desejo de orar, falar com Deus , é ensiná-la a ter fome da Palavra e se alimentar diariamente dessa Palavra; porém para que se obtenha resultados permanentes, elas precisam ver em nós testemunho de tudo isso.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é na orientação do Espírito Santo colocar a Palavra de Deus no coração e na alma das crianças. É ensinar a tempo e fora de tempo, enfim aproveitando todas as oportunidades (Deuteron.. 11:18 a 21) e assim, quando for velho não se desviará deste caminho, pois as promessas de Deus são verdadeiras, não mudam e não falham.
Sendo assim, muitos podem estar pensando :
- Porque tantos jovens que foram "criados em lares evangélicos" , "criados na igreja" ,estão hoje longe de Deus ? Quem falhou ?
Temos por certo que Deus é fiel em todas as suas promessas; portanto cremos que se faz urgente vivermos essa promessa de Deus em nossas vidas, pois como missionários desta geração precisamos também com urgência obedecer a convocação pedagógica que nos é feita em Sua Palavra.
Que Ele nos oriente e capacite a presentearmos as crianças ao nosso derredor com o mais valioso presente, ou seja, cooperando para que o caráter de JESUS seja formado em suas vidas.
Neusa M Q Gonçalves
|
|
|