 |
DIP 2021 CRISTÃOS PRESOS |
Gloriemo-nos na esperança da glória de Deus...mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança experiência; e a experiência esperança Rm.5:3-5
Quando olhamos para a Igreja Perseguida, notamos claramente essa verdade aplicada na vida dos nossos irmãos.
Primeiramente, é por causa dessa bênção de serem justificados pela fé que enfrentam a perseguição. É por causa de Cristo, que nos justifica, que milhões de cristãos são perseguidos ao redor do mundo e pagam um preço muito alto.Mas também é somente por meio de Cristo que eles podem encontrar e compartilhar da esperança da glória de Deus e serem fortalecidos.
O nome de Cristo é glorificado, pois em meio ao sofrimento, à dor e lágrimas, os nossos irmãos se firmam e se aproximam cada vez mais dessa esperança.
A perseguição, portanto, se manifesta também como evidência da fé verdadeira, pois onde não há fé, não existe oposição a ela; é também a prova de que o mundo não tem paz com Deus, pois aqueles que não o conhecem vivem em constante conflito com ele e os valores do reino.
A igreja de Cristo é a manifestação daqueles que têm fé e possuem paz com Deus. É por isso que a igreja é perseguida!
Quando um cristão é perseguido pela população, governo, familiares e amigos; quando é privado de suas necessidades básicas, preso e açoitado por amor a Cristo; quando é pressionado a negar a fé e a não pregar o evangelho e, ainda assim, prefere a prisão do que ter todos os seus direitos e sua vida, tudo isso resulta em glória para Deus. Isso é se gloriar nas tribulações!
Há somente uma coisa capaz de motivá-los e fortalecê-los: a esperança da glória de Cristo. É isso que renova os ânimos e está acima de qualquer expectativa terrena.
E a nossa oração deve ser para que essa esperança seja renovada no coração de cada cristão preso neste momento!
A data do DIP varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o início da Igreja Perseguida.
Esse movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos, realizado anualmente, tem um tema escolhido de acordo com uma necessidade específica ou determinada região.
Em 2021, o foco é os cristãos presos, com destaque para os aprisionados no Irã, Coreia do Norte e Eritreia.
Entre as prisões iranianas, a mais conhecida é a Evin, onde, segundo relatos, os prisioneiros são tratados como animais. Na Coreia do Norte, o principal tipo de prisão usada é o campo de trabalho forçado, onde há evidências de homicídios sistemáticos, incluindo infanticídio, tortura, perseguição aos cristãos, violência sexual, abortos forçados, fome e sobrecarga de trabalho. Já na Eritreia, algumas pessoas são levadas para contêineres expostos ao sol e frio, sem nenhuma condição de humanidade para os detentos.
Não se trata apenas de uma mera lembrança, mas trazer à mente e coração aqueles que estão na prisão.
Isso é um convite para oração! O versículo nos revela a ideia de um vínculo com aqueles que estão sendo maltratados. E muito mais do que isso, nos convida a nos colocarmos no lugar deles, isto é, sentir a mesma dor, confiar na mesma esperança e nos gloriar na mesma tribulação.
Esse é o convite do autor de Hebreus para nós quando diz:
Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos ,como se com efeito, vós mesmos em pessoa fosseis maltratados Hebreus 13.3
Neusa Gonçalves
Depto de Missões
Texto transcrito parcialmente de Missões Portas Abertas idealizadora do DIP
DIP 2021 30/05
|
|
|