 |
A POSTURA DA IGREJA FRENTE À PERSEGUIÇÃO |
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1.8
Ao receberem o poder do Espírito Santo, os apóstolos obedecem a ordem dada, e pregando o evangelho o resultado foi de muitas conversões, curas, sinais e prodígios ; além de terem a simpatia do povo.
É diante desse cenário que aproximadamente uma semana após o pentecostes, Pedro e João são presos. At.4:3
Falavam eles ainda ao povo....quando os prenderam e recolheram ao cárcere.
Na sequência, a perseguição deixou de ser somente contra os apóstolos ou contra os que pregavam e passou a ser contra a Igreja. As lideranças religiosas não cristãs se levantaram em oposição aos cristãos (Atos 8.1-3).
Apesar de todos os sofrimentos, desde a prisão de Pedro e João até o fim da vida dos apóstolos, é possível ver uma igreja triunfante que venceu toda arma forjada. Uma igreja contra a qual as portas do inferno não se mantiveram; uma Igreja que enfrentou e venceu diante das adversidades.
DIP 2022 12 DE JUNHO DOMINGO DA IGREJA PERSEGUIDA ( Is.54:17 e Mat.16:18b)
Movimento nacional de Oração em favor dos cristãos perseguidos
Atualmente estima-se que mais de 340 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição ao redor do mundo, e entre os continentes pesquisados em 2021, a África é o lugar que totaliza 91% das mortes , onde é possível perceber que a Igreja no Oeste africano está sob ataque e por conta disso o Domingo da Igreja Perseguida tem como tema: NIGÉRIA E OESTE AFRICANO.
Os cristãos que vivem na região enfrentam diversos desafios por causa da fé em Cristo, como discriminação por parte do governo ou marginalização social em suas próprias comunidades. Além disso, a violência direcionada e contínua resulta em cristãos mortos, feridos física e mentalmente, ataques a casas, comércios, igrejas, sequestros, violência sexual, casamentos forçados, prisões sem julgamento. Os altos níveis de violência são principalmente devido à agenda de expansão islâmica. Com isso, mais de 2,6 mil cristãos foram mortos na região, sendo mais da metade deles apenas na Nigéria. Além disso, mais de 7,5 mil sofreram ferimentos físicos e mentais, mais de 2,2 mil casas e outras propriedades de cristãos foram destruídas; mais de 1,7 mil lojas de cristãos foram atacadas; pelo menos 729 cristãos foram sequestrados; mais de 2 mil mulheres cristãs enfrentaram violência sexual e aproximadamente 300 foram forçadas a se casar para posterior recrutamento à exércitos milicianos . Quanto às igrejas, mais de 3,4 mil foram atacadas.
As situações vividas pela igreja primitiva podem parecer tão distantes e remotas, mas situações muito semelhantes ou quase idênticas ocorrem ainda hoje em mais de 50 países onde mais de 360 milhões de cristãos são perseguidos. Nossos irmãos na Nigéria e Oeste Africano fazem parte dessa realidade.
Haja o que houver, nenhuma arma forjada contra a igreja prevalecerá e as portas do inferno não prevalecerão
contra ela. Essas são verdades bíblicas reais e atuais mesmo em meio a perseguições, ataques e investidas frustradas para acabar com a igreja.
Embora a perseguição contra os cristãos nigerianos seja muito violenta e hostil, nossa ajuda, seja por meio de orações ou doações, é para que a igreja não somente sobreviva, mas continue avançando; portanto em um só corpo, estejamos unidos à eles em um só corpo e coração, para que a mensagem da cruz continue sendo pregada, e dessa forma armas forjadas não triunfarão, nem aa portas do inferno prevalecerão. Esteja em oração com nossos irmãos e irmãs para que a fé e a esperança nunca desvaneçam .
Ao serem fortalecidos pelo Senhor, tanto eles como cada um de nós podemos avançar sempre proclamando as boas novas de salvação.
Seja hoje instrumento de Deus e resposta ao clamor dos cristãos perseguidos!
Idéias de texto transcrito : Missão Portas Abertas
Neusa Gonçalves
Depto Missões
|
|
|