 |
FILHOS, NÃO SOIS DESTE MUNDO |
Tenho pensado bastante na história de Moisés, em como aconteceu seu nascimento, na sabedoria que Deus concedeu àquela família, especialmente a Joquebede, sua mãe. (Ex. 1: 15 a 22; 2: 1 a 10; Hb 11: 23 a 29)
É incrível pensar que Joquebede não sabia, não poderia ter ideia de quem seria Moisés. Ela não poderia imaginar que através de seu filho Deus libertaria seu povo da escravidão do Egito, que por ele seria registrado o pentateuco; sem contar muitos outros milagres e maravilhas que o Senhor realizou tendo-o por instrumento. Mas duas coisas a mãe de Moisés sabia: apesar de tê-lo poupado da morte, teria que entrega-lo à princesa do Egito (Ex 2:10) e, por isso, teria pouco tempo para conviver com seu formoso filho, como nos diz a bíblia (Ex 2:2).
Nós, pais e mães da atual Igreja de Cristo, como Joquebede, não sabemos o quanto nossos filhos podem vir a ser peças-chave para a proclamação do evangelho nesta geração. Como ela, também temos uma certeza: teremos, inevitavelmente, que entregar nossos filhos ao mundo. Mas diferente de Joquebede, não atinamos para o pouco tempo que temos para educa-los na sã doutrina.
Nos enganamos achando que temos tempo o bastante, assim priorizamos coisas diversas em detrimento da educação na Palavra (2Tm 4:2). Na verdade, não sabemos quanto tempo temos. Vivemos distraídos sem pensar que podemos ser surpreendidos: “o tempo passou, não há mais o que fazer!”, ou que podemos morrer a qualquer momento sem ter feito o melhor. Que herança deixaremos? Simplesmente os entregaremos ou os enviaremos?
O pouco tempo que Joquebede teve foi suficiente para que ela enviasse, e não apenas entregasse, Moisés pronto para o Egito. “Pronto” no sentido de firmeza de identidade de “filho de DEUS”, “cidadão dos céus”. (Fl 3:20)
Nós, cada vez mais cedo, entregamos nossos filhos ao mundo, e as vezes, por opção. Como os temos entregado/enviado? Já forjados? Convictos? Certos de sua cidadania celestial? Bem, sim claro, estamos no mundo! Mas dele não somos (Jo 17:14 a 18)! O que Joquebede fez? Qual foi seu segredo, seu método? Com certeza foi uma pessoa como nós, “sujeita às mesmas paixões”.
Talvez a resposta seja amar e obedecer a DEUS. Priorizar e preferir sua vontade. Formar filhos que saibam que não são deste mundo e que por isso desejem buscar em primeiro lugar o Reino de DEUS e a sua Justiça e que confiem que todas as outras coisas serão por ELE acrescentadas. (Mt 6:33).
DEUS nos confiou crianças e é sua Vontade que os pequeninos se cheguem a ELE. (Mt 19:14) ELE as deu a nós por herança. O que faremos desta herança? Cidadãos da Terra ou cidadãos dos Céus? O mundo jaz no maligno. Enviemos a ele sal e luz, para que o amor e salvação de CRISTO avancem sobre a Terra. (Mt 5:13 a16)
Santíssimo Deus, dá-nos sabedoria , cremos que o SENHOR não a nega a quem pede! (Tg 1:5 - 6) E que nossos filhos possam também dizer: “Eis-me aqui”. (Ex 3:4)
Lidiane – Depto. Missões
|
|
|